Mensagem da Semana

Mensagem da Semana

"A salvação da nossa família"

 

 

 

Romanos 9:1-8.

 

1 Digo a verdade em Cristo, não minto, dando testemunho comigo a minha consciência no Espírito Santo,

2 que tenho grande tristeza e incessante dor no meu coração.

3 Porque eu mesmo desejaria ser separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne;

4 os quais são israelitas, de quem é a adoção, e a glória, e os pactos, e a promulgação da lei, e o culto, e as promessas;

5 de quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém.

6 Não que a palavra de Deus haja faltado. Porque nem todos os que são de Israel são israelitas;

7 nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência.

8 Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus; mas os filhos da promessa são contados como descendência.

Nos capítulos de 9 a 11 Paulo trata do problema de Israel: sua eleição no passado (capítulo 9), sua presente rejeição do evangelho (capítulo 10) e sua salvação futura (capítulo 11). Ele expressa sua constante solicitude e intensa tristeza pela sua nação e pelos seus parentes, que estão sem salvação. Esta disposição de sofrer em prol da salvação do próximo, vemos em Jesus (Rm 3:24,25), em Moisés (Ex 32:32) e em tantos outros homens e mulheres de Deus. Esta também deve ser a disposição de todo cristão nos dias de hoje. Devemos estar sempre preocupados com a salvação e o bem-estar do nosso próximo e principalmente com os da nossa família, pois como diz as escrituras: "se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos de sua família, negou a fé e é pior do que o infiel"(I Tm 5:8).

O triste estado espiritual dos israelitas foi resultado de sua incredulidade na Palavra de Deus, pois profetas e Palavra não faltaram a este povo, porém não quiseram se submeter aos planos de Deus e rejeitaram o próprio Cristo, que era Judeu. Semelhantemente os cristãos dos dias de hoje são advertidos a perseverarem na fé, para não correrem o mesmo risco de serem também rejeitados por Deus, uma vez que, mais do que nunca, Palavra não nos tem faltado nos dias de hoje, até mesmo nos meios de comunicação em massa, como a internet por exemplo, que potencializa o "ide" do Senhor, quando usada da maneira correta.

Não haverá desculpa para aqueles que não creram, assim como não haverá para aqueles que não pregaram (Rm 10:14-18), "pois a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus". E também não nos iludamos se somos de uma família cristã, se vamos na igreja desde pequeno, se somos filhos deste ou daquele, pois assim se iludiu o povo de Israel. Mas como bem disse Paulo nesta passagem, "nem todos os que são de Israel são israelitas, ...não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa".

Talvez esta tristeza que Paulo sentia pelo estado de sua nação e de sua família, seja o mesmo sentimento  que tem assolado o seu coração hoje, dado as tantas preocupações com pessoas que tanto você ama e que se encontram afastadas dos caminhos do Senhor. Mas não se desanime, continue buscando no Senhor em oração, confiante no que diz as escrituras: "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa" (At 16:31).

 

 A paz do Senhor Jesus Cristo!

 

 

Ver também outras mensagens:

 

O semeador saiu a semear

O primeiro amor

Suportando a Provação

Saia da Caverna

Nossos Sonhos

Andando nos Caminhos do Senhor

O perigo das riquezas